Asteroide 1998 QE2

08/07/2013 00:14

A imagem acima é do asteroide 1998 QE2 obtida em 1 de Junho de 2013, cerca de 3.750 mil milhas (6 milhões de quilômetros) da Terra. O pequeno ponto branco no canto superior esquerdo é a sua lua, ou satélite, orbitando o asteroide 1998 QE2.

Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech / GSSR.

Abaixo, um vídeo composto por 55 imagens individuais do asteróide 1998 QE2 e sua lua, que cientistas da Pasadena, Califórnia, geraram a partir de dados coletados em 1 de junho de 2013 a partir de uma antena de 70m de largura da NASA em Goldstone

Cada uma das imagens individuais obtidas, exigiu cerca de cinco minutos após a coleta de dados por parte do radar Goldstone. No momento das observações, o asteroide 1998 QE2 estava aproximadamente 6 milhões de quilômetros da Terra. A resolução é de cerca de 38 metros por pixel.

Com as imagens de radar, os cientistas da NASA foram capazes de refinar suas estimativas do tamanho do asteroide e rotação. Os dados indicam que o corpo principal, é aproximadamente 3 quilômetros de diâmetro e tem um período de rotação, cerca de cinco horas.

O satélite do asteroide, ou a lua, é aproximadamente 600 m de largura, tem uma aparência alongada, e completa uma revolução em torno do corpo do asteroide cerca de uma vez a cada 32 horas.

A distância máxima entre o corpo principal e sua lua é cerca de 6,4 km. Semelhante a Lua (Terra), ela possui "rotação sícrona", isto é, ela mantém o mesmo lado apontando sempre para a mesma face do asteroide.

O asteroide 1998 QE2 é um dos mais lentos (com respeito a sua rotação) e maiores binários que já foram observados através de radar planetário. Na população de asteroide próximo da Terra, cerca de 16 por cento dos asteroides tem aproximadamente 200 metros de diâmetro ou são sistemas binários ou triplo.

A maior aproximação do asteroide ocorreu em 31 de maio de 2013, 01:59 PDT (16:59 EDT / 20:59 UTC), quando o asteroide atingiu uma distância mínima de cerca de 5,8 milhões de quilômetro, ou cerca de 15 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Esta foi a maior aproximação do asteroide com a Terra, pelo menos nos próximos dois séculos.

O asteroide 1998 QE2 foi descoberto em 19 de agosto de 1998, pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts Lincoln Near Earth Asteroid Research Program (LINEAR), perto de Socorro, NM

O Radar é uma técnica poderosa para estudar o tamanho de um asteroide, forma, estado de rotação, características da superfície e rugosidade da superfície, e para melhorar o cálculo das órbitas dos asteroides. Medições de radar do asteróide como distâncias e velocidades possibilitam cálcular também a propagação da órbita do asteroide para anos posteriores.

A NASA coloca uma alta prioridade no monitoramento de asteroides visando proteger a Terra. Os EUA têm o levantamento mais robusto e produtivo do programa de detecção para descoberta de objetos próximos da Terra (NEOs), cerca de 98 por cento dos NEOs são conhecidos.

Em 2012, o orçamento da NEO foi aumentado de US $ 6 milhões a US $ 20 milhões. Literalmente, dezenas de pessoas estão envolvidas com algum aspecto da pesquisa NEO através NASA e seus centros. Além disso, há muito mais pessoas envolvidas na pesquisa e compreensão da natureza de asteróides e cometas, incluindo os objetos que se aproximam da Terra.

Em 2016, a NASA vai lançar uma sonda robótica para um dos mais potencialmente perigosos dos NEOs conhecidos. A missão OSIRIS-Rex para asteroide (101.955) Bennu será um espaçonave projetada para realizar reconhecimento em todos os objetos recém-descobertos que geram uma certa ameaça .

Além de monitorar possíveis ameaças, o estudo de asteroides e cometas permite uma valiosa oportunidade de aprender mais sobre as origens do nosso sistema solar, a fonte de água na Terra, e até mesmo a origem das moléculas orgânicas que levaram ao desenvolvimento da vida.

A NASA anunciou recentemente o desenvolvimento de uma missão para identificar, capturar para a exploração humana e até mesmo mudar sua trajetória. Esta missão marcaria um avanço tecnológico sem precedentes, vito que, capturar e redirecionar um asteróide irá integrar o melhor da ciência, a tecnologia da NASA e as capacidades de exploração humana.