Novo Planeta Azul HD 189733b - Fora do Sistema Solar

18/07/2013 07:05

Através do telescópio espacial Hubble, da NASA, astrônomos pela primeira vez, identificaram a cor de um planeta fora do Sistema Solar. O exoplaneta (planeta fora do Sistema Solar) observado foi o HD 189733b, localizado a 63 anos-luz da Terra (aproximadamente 596 trilhões de quilômetros). Este é um dos exoplanetas mais próximos conhecidos pelos cientistas. Segundo os astrônomos, o exoplaneta HD 189733b é azul, assim como a Terra.

Exoplaneta HD 189733b ( Fonte: NASA, ESA, M. Kornmesser)

Segundo as pesquisas, a órbita do HD 189733b é muito pequena, e a luz refletida em sua superfície é muito fraca. Para investigar sua coloração, os pesquisadores usaram o espectrógrafo do Hubble. O aparelho mediu as mudanças na luz refletida pelo planeta durante toda a sua órbita.

A análise dos dados do espectrógrado mostram que, quando o planeta passa por atrás da estrela, a passagem de luz é bloqueada, há uma pequena variação no padrão de ondas que chegam à Terra (propriedade conhecida como Albedo). “A luz vai se tornando menos brilhante no espectro azul, mas não no verde ou vermelho. Isso significa que o objeto que desapareceu era azul”, diz Frederic Pont, da Universidade de Exeter, na Inglaterra.

Segundo os cientistas, se o planeta pudesse ser observado diretamente, ele se pareceria com um ponto azulado, lembrando a Terra quando observada do espaço. Ao contrário da Terra, o tom azulado do HD 189733b (considerado uma gigante gasoso) não vem dos oceanos, mas de sua atmosfera turbulenta e tempestuosa o tornando inóspito à vida tal qual é conhecida.

Suas temperaturas podem variar entre 800 oC (durante a noite) e 1.000 oC (durante o dia) . Segundo a ESA (Agência Espacial Européia) a diferença de temperaturas faz geram fortes ventos que percorram sua superfície com velocidade até 7.000 km/h, carregando cortantes partículas de vidro, que refletem mais o azul do que o vermelho.

O HD 189733b foi descoberto em 2005 e desde então, os astrônomos têm descoberto várias características sobre sua atmosfera, incluindo a presença de água.

Ele faz parte de uma classe de planetas ainda pouco estudada conhecida como Júpiter quente que têm tamanho semelhante a Júpiter o maior planeta do Sistema Solar, mas orbitam zonas muito próximas de sua estrela. As novas observações podem ajudar os cientistas a compreender um pouco melhor essa classe de planetas.

Exoplaneta HD 189733b ( Fonte: NASA, ESA, M. Kornmesser)

O HD189733b gira em torno de sua estrela em 53 horas e é cerca de 10% maior e com mais massa do que Júpiter. Comparando sua distância em relação a sua estrela, ele está 10 vezes mais próximo do que a distância do planeta Mercúrio em relação Sol.

Segundo dados da NASA. desde os anos 1990, aproximadamente 900 exoplanetas foram descobertos orbitando em torno de outras estrelas, o que estatisticamente fica claro, que a possibilidade de existência de outros exoplanetas é da ordem de milhões em todo o Universo. Num próximo artigo, abordaremos com mais detalhes as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na descoberta de exoplanetas.

Fontes:

Astrophysical Journal Letters
T. M. Evans, F. Pont, D. K. Sing, S. Aigrain, J. K. Barstow, J-M. D´esert, N. Gibson, K. Heng, H. A. Knutson e A. Lecavelier des Etangs
Universidade de Exeter, na Inglaterra; entre outras.